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LL - Lalur

O Módulo do LALUR no Benner ERP tem como objetivo permitir a apuração extra contábil do lucro real sujeito à tributação para o imposto de renda em cada período de apuração, contendo, ainda, elementos que poderão afetar o resultado de períodos de apuração futuros.

É destinado a registrar valores que, por sua natureza eminentemente fiscal, não devam constar da escrituração comercial. Assim, não pode ser utilizado para suprir deficiências da escrituração comercial (registrar despesas não constantes da escrituração comercial ou insuficientemente registradas).

Definições

A escrituração do LALUR é obrigatória para todas as pessoas jurídicas contribuintes do imposto de renda com base no lucro real, inclusive aquelas que espontaneamente optarem por esta forma de apuração.

O LALUR segue as normas da Legislação Fiscal vigente. Esta Legislação prevê alguns ajustes fiscais necessários ao cálculo do Lucro Real a partir do resultado contábil apurado no período.

Resumindo

O LALUR começa no ponto em que termina a contabilidade.

Na contabilidade, registramos receitas e despesas que geram um resultado contábil (lucro ou prejuízo). O LALUR parte deste resultado contábil apurado e, seguindo a legislação fiscal, adiciona algumas despesas e exclui algumas receitas para chegar a um resultado fiscal. Com isso, algumas despesas da contabilidade são consideradas como adições e algumas receitas como exclusões no LALUR.

Principais Funcionalidades

  • Tratamento das duas formas de apuração (Anual e Trimestral);
  • Identificação do Regime de Tributação;
  • Permite emissão da DARF de recohimento do imposto;
  • Integração com o Sped ECF;
  • 100% aderente a legislação vigente;
  • Configuração da Parte A e Parte B individualizadas;
  • Permite cálculo da CSLL;
  • Trabalha com base negativa;
  • Tratativa do cálculo do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) / FIA (Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente);
  • Permite tratamento da Lei Rouanet - Operações de Caráter Cultural e Artístico;
  • Permite adição de incentivos fiscais;
  • Permite o tratamento do Balancete de Suspensão/Redução;
  • Definição de contas de incidência por imposto apurado (CSLL/IRPJ);
  • Cadastramento de Adições e Reduções;
  • Compensação de Saldos;
  • Permite a visualização das demonstrações IRPJ/CSLL;
  • Modo de visualização dos livros em formato de planilha;
  • Geração de Documento a Pagar do Imposto.

Termos Usados

Lançamentos da Parte A: Onde serão efetuados todos os lançamentos de ajustes, por data, ao Lucro Real, como: despesas indedutíveis, valores excluídos, e a respectiva demonstração do Lucro Real (Livro parte A).

Lançamentos da Parte B: Onde serão efetuados todos os lançamentos que afetarão o Lucro Real de períodos base futuros, como por exemplo: Prejuízos a compensar, depreciação acelerada incentivada etc.

Forma de recolhimento: Onde serão efetuados os cálculos da forma de recolhimento dos impostos IRPJ/CSLL, podendo ser escolha uma das formas: Lucro Acumulado ou Lucro
Estimado.

Demonstração do IRPJ/CSLL: Onde serão efetuados os cálculos do IRPJ e CSLL, com base nos lançamentos de ajustes e/ou saldos oriundo das contas contábeis e representados em planilha.

Fechamento: Onde será efetuado o fechamento após os cálculos, ajustes e transferência de valores da parte B para o próximo exercício.

Incentivos: Nesta opção será permitido efetuar os cálculos dos incentivos fiscais como PAT e outros incentivos para ser deduzido do IRPJ a recolher.

Impressão do LALUR: Nesta opção será permitido efetuar as impressões do livro LALUR, parte A e B, bem como os termos de abertura e encerramento.

Históricos de eventos: Nesta opção serão apresentados os históricos de todo o processamento que foi realizado envolvendo fechamento, apurações e etc.

DIPJ: Nesta opção será permitido exportar e importar informações para DIPJ.